
O seu donativo faz a diferença
Com o seu apoio, podemos continuar a assegurar assistência médica de forma independente e imparcial a pessoas afetadas por conflitos armados, epidemias, desastres naturais e sem acesso a cuidados de saúde, independentemente da sua raça, religião, género ou filiação política.
Eu quero doar e garantir cuidados de saúde a quem mais precisa
FAQs
Porque são tão importantes os donativos regulares?
As emergências surgem, muitas vezes, quando menos se espera e assumem diferentes formas: Conflitos armados, epidemias, desastres naturais, entre outras. São os donativos dos nossos doadores regulares que nos permitem estar preparados para responder rapidamente e assegurar que as nossas equipas estão lá, quando a ajuda é mais necessária, para levar cuidados de saúde, para aliviar o sofrimento e salvar vidas.
Posso doar para um projecto ou país em particular?
Compreendemos e agradecemos que possa ter particular interesse em apoiar um país ou projecto específico em que a MSF trabalha. Apesar de, em algumas circunstâncias, ser possível alocar o seu donativo especificamente a um país ou projecto, pedimos-lhe que considere fazê-lo sem restrições. Permitir-no-à distribuir os recursos de forma mais eficente, onde as necessidades são mais prementes. Algumas crises e emergências chegam às notícias e ganham a atenção do público, muitas outras não. Ao fazer o seu donativo sem restrições está a garantir que a MSF pode agir rapidamente e levar cuidados de saúde a quem mais precisa, idependentemente da atenção mediática que possam ter.
Existe um valor mínimo para fazer um donativo?
Não, a MSF agradece todos os donativos, independentemente do seu valor. No entanto, para que possamos cobrir os custos de processamento nas transações realizadas através do nosso website, todos os donativos deverão ter um valor igual ou superior a três euros. Caso pretenda fazer um donativo de valor inferior, por favor contacte-nos através do email cristiana.rodrigues@barcelona.msf.org ou do telefone 211 358 729 (de Seg a Sex, das 9h às 18h).
Os meus donativos têm benefícios fiscais?
A MSF PT, Associação é uma Associação sem fins lucrativos, constituída nos termos da legislação nacional aplicável, designadamente do Código Civil, por escritura pública de 11 de Maio de 2022, lavrada no Cartório Notarial de Lisboa, de Rui Manuel Justino Januário e publicada no Portal da Justiça, com processo para obtenção do estatuto de entidade de utilidade pública em curso.
Neste contexto, os donativos agora realizados, não têm, ainda, enquadramento legal no Estatuto de Benefícios Fiscais.
A partir do momento que o processo de obtenção do estatuto de utilidade pública esteja concluído (estimamos dentro de um mês), os seus donativos terão os benefícios fiscais previstos na lei portuguesa em vigor.
Irei receber um recibo do meu donativo?
Sim.
Se fez um donativo único no nosso website e assinalou que pretendia recibo, deverá receber de forma automática um email de confirmação e o recibo do seu donativo.
Se fez um donativo único em qualquer outro canal (multibanco, transferência bancária, cheque, Facebook, PayPal, MBWay, ou outros) deverá receber o recibo cerca de 4 semanas após o seu donativo, desde que correctamente identificado com o seu NIF. Em caso de dúvida envie-nos o comprovativo do seu donativo identificado com o seu NIF, para o email cristiana.rodrigues@barcelona.msf.org.
Se é doador regular, o recibo do total dos donativos que realizou ao longo do ano será enviado no início do ano seguinte após fecho do ano fiscal, em Março.
Mantenha os seus contactos actualizados para receber os recibos dos seus donativos.
Caso não tenha recebido o recibo do seu donativo ou detecte algum erro com um recibo recebido, por favor contacte-nos através do email cristiana.rodrigues@barcelona.msf.org ou do telefone 211 358 729 (de Seg a Sex, das 9h às 18h).
Posso cancelar meu donativo regular?
Claro! Poderá cancelar a sua ordem de doação regular a qualquer momento.
Bastará contactar o nosso serviço de apoio a doadores, através do email cristiana.rodrigues@barcelona.msf.org ou do telefone 211 358 729 (de Seg a Sex, das 9h às 18h).
Agradecemos que nos comunique o seu pedido de cancelamento com 15 dias de antecedência. Uma vez que se trata de um processo complexo que envolve várias entidades, precisamos de algum tempo para garantir que completamos todos os passos necessários.
Quando são processados meus donativos regulares?
Se os seus donativos são processados por Débito Directo, e a sua ordem de doação foi criada até ao dia 15 do mês: o seu primeiro donativo deverá ser processado no prazo de cerca de XX dias e os restantes serão debitados mensalmente, entre o dia 1 e o dia 5 de cada mês, dependendo se estas datas são ou não dias úteis.
Se os seus donativos são processados por Débito Directo, e a sua ordem de doação foi criada após o dia 15: o seu primeiro donativo deverá ser processado no início do mês seguinte e depois deste todos os outros deverão ser debitados mensalmente entre o dia 1 e o dia 5 de cada mês, dependendo se estas datas são ou não dias úteis.
Se os seus donativos são processados por Cartão de Crédito, todos os seus donativos deverão ser debitados mensalmente entre o dia XX e o dia XX, dependendo se estas datas são ou não dias úteis.
Porque estão os meus donativos à MSF identificados, no meu extrato bancário, com Easypay?
A Easypay é a entidade parceira da MSF Portugal no processamento dos seus donativos automáticos.
A EasyPay é uma instituição de pagamento autorizada pelo Banco de Portugal sob o nº 8706, é também Merchant Agent da Visa e Payment Facilitator da Mastercard e tem os mais altos padrões de Certificação do Payment Card Industry (PCI) – nível 1.
Os seus donativos regulares, bem como os seus donativos únicos realizados no website da MSF Portugal, deverão surgir no seu extrato bancário identificados com EasyPay. No caso dos donativos regulares, processados por débito directo, além da indicação do mediador – EasyPay, deverá também poder identificar também número da sua Autorização de Débito em Conta.
COMO APLICAMOS OS SEUS DONATIVOS

O IMPACTO DOS SEUS DONATIVOS

COMO FINANCIAMOS AS NOSSAS ACTIVIDADES
